Manifestaçoes
Por causa das invasōes de vikings, húngaros e árabes, a Europa Ocidental permitiu que os senhores feudais fizessem exércitos particulares. Os senhores feudais ganhavam terras se houvesse vitória contra os invasores. Foram criando suas leis, regras e justiças até que se tornaram independentes das decisōes monarcas. Cada rei perdeu sua autoridade sobre o reino. O poder havia se descentralizado. E criou-se o Feudalismo(forma de organização política econômica, social e cultural), que foi se desenvolvendo durante a Idade Média. Os moradores dos feudos produziam alimentos para a população do feudo em que vivia, e somente isso. Caso houvesse sobra, poderia haver uma troca entre os feudos com produtos. Somente o clero ou os nobres podiam obter feudos (por guerra, doação ou herança). Na Idade Média, um senhor feudal nobre podia doar terra para outro nobre, criando uma lealdade ou serviço(s) em troca. O nobre que doava terra se tornava suserano do que recebeu a terra, e o que recebeu a terra era vassalo do doador. O rei era o suserano de todos os senhores feudais. Nos feudos havia servos, que eram camponeses que não recebiam salários. Somente trabalhavam por proteção e moradia. Eles tinham que passar a vida inteira no feudo.
Ficha 9
(Leia páginas 68 e 69 do livro antes de ler o texto abaixo)
Os religiosos da Alta Idade Média criaram a música sacra,que se originou a música erudita dos dias atuais. Essa música tinha um ritmo lento e uniforme, sem grandes alterações, e os cantores eram sempre homens. Essas características do cânticos foram organizadas e fixadas pelo papa Gregório Magno e, por isso, a modalidade musicas é conhecida como canto gregoriano . Esse canto tinha a mesma função de uma oração.
Ficha 10
(Leia páginas 78, 79 e 80 do livro antes de ler o texto abaixo)
Acontecimentos na Alta e na Baixa Idade Média:
Alta Idade Média: formação do feudalismo, fortalecimento das igrejas católicas, quase inexistência do comércio, novas invasões