Piezômetro
Qualquer obra de engenharia civil, por mais simples que seja, só pode ser convenientemente projetada depois de um adequado conhecimento do terreno (subsolo) no local em que vai ser implantada. No caso de obras nas quais os solos ou rochas são utilizados como materiais de construção, como nas barragens, aterros, etc, torna-se também necessário conhecer o subsolo das áreas que servirão de jazidas ou empréstimos para estas obras.
Em toda obra de engenharia civil é de vital importância a localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais. Seja para a execução da obra, quanto para a utilização da mesma, o posicionamento do nível d’água em relação à superfície é determinante para que a construção atinja o objetivo visado com eficiência.
O piezômetro é um instrumento mais simples de medida de pressão. Piezômetros são instrumentos para a medição de pressões neutras ou poropressões. A leitura é realizada através de uma unidade leitora portátil ou pode ser conectado a um datalogger. Através de uma equação de calibração transforma-se a grandeza medida (frequência) em pressão. Trata-se de um tubo graduado de material transparente, aberto na extremidade superior, onde se lê a pressão estática a que está submetido o líquido colocado no seu interior. A pressão na superfície livre do líquido será, obviamente, a pressão atmosférica; a altura do líquido no tubo será proporcional à pressão a que ele estiver submetido. Existem basicamente 03 tipos de piezômetros: piezômetro de coluna vertical de coluna inclinada e de tubo em U.
Uma das grandes limitações desse instrumento é que ele não consegue medir pressões abaixo da atmosférica, nem é conveniente para a medição de pressões muito elevadas. Além disso, ele não se presta à medida da pressão de gases.
2. Piezômetros
A função dos piezômetros é fornecer a carga de pressão no ponto em que foi instalado. Conhecida a carga de