Piezômetro
1.Resultados e Discussão 1
2.Conclusão 9
3.Referências Bibliográficas 10
4.Anexos 11
1 .Resultados e Discussão
Em processos que envolvem escoamento de fluidos, geralmente se faz necessária a utilização de bombas. As mesmas são utilizadas a fim de se aumentar a pressão de líquidos. Todavia, para o projeto dessas bombas é necessário conhecer a perda de carga provocada pelo atrito do fluido ao longo do sistema de tubulação. Essas perdas podem ser ocasionadas pelo escoamento do fluido ao longo da tubulação, como também pela presença de acessórios, como por exemplo joelhos, válvulas, cotovelos, dentre outros.
A vazão de um líquido em um tubo pode ser relacionada com a pressão exercida pelo mesmo dentro do sistema. A fim de calcular a pressão existente em um tubo utilizou-se o piezômetro, o qual é um dos dispositivos mais simples para a medição de pressões. Calculando a diferença de pressão do sistema em diferentes pontos, torna-se possível medir a perda de energia que o fluido sofre graças à perda de carga.
Na prática em questão, mediu-se a altura do nível de água em dois diferentes pontos de um sistema hidráulico, o qual era composto por diferentes tipos de acessórios, como por exemplo, válvulas e joelhos. O experimento foi realizado duas vezes, sendo que por intermédio da variação da abertura da válvula tornou-se possível variar também a vazão de água. Em cada experimento, foi medida a massa de água na entrada do tanque, como também a massa de água que passava pelo vertedor. Para que tais massas de água fossem coletadas, foram utilizados dois béqueres, sendo um de tamanho grande e o outro de tamanho pequeno. O béquer grande tinha uma massa igual a 0,366kg, enquanto o béquer pequeno tinha uma massa de 0,104kg. É importante lembrar que o béquer grande foi utilizado para medir a vazão que entrava no primeiro tanque, já o béquer pequeno foi utilizado para coletar a vazão de água que passava pelo vertedor. Durante todo o