filosofia classica
A palavra Filosofia ou (amor ao conhecimento) foi utilizada pela primeira vez pelo pré socrático Pitágoras por volta do Séc. VI a.e.c. quando se inicia a necessidade do homem de buscar o conhecimento através da razão. Os filósofos da época se situaram em um quadro social e cultural, que durou cerca de mil anos, e que constitui a época antiga, terminada no ano 476 d e.c., quando caia o Império romano em mãos das novas nações do Ocidente.
A Filosofia Clássica começa no Séc. VI a.e.c e vai até o início da era cristã. É dividida nos seguintes períodos:
Período pré-socrático (Séc. VI-V a.e.c.) - Problemas cosmológicos. Período Naturalista: pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza; nesse período se desenvolveram quatro escolas: Escola Jônica; Escola Pitagórica; Escola Eleática; Escola Atomística.
Período socrático (séc. IV a.e.c.) - Problemas metafísicos. Período Sistemático ou Antropológico: o período mais importante da história do pensamento grego (Sócrates, Platão, Aristóteles), em que o interesse pela natureza é integrado com o interesse pelo espírito e são construídos os maiores sistemas filosóficos, culminando com Aristóteles;
Período pós-socrático ou Helenismo (séc. IV a.e.c. – início da era cristã) - Problemas morais.Período Ético: em que o interesse filosófico é voltado para os problemas morais, decaindo entretanto a metafísica.