fibras
DOSSIÊ: FIBRAS
ALIMENTARES
As fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido aos resultados divulgados em estudos científicos, antigos e recentes, que demonstram a ação benéfica desses nutrientes no organismo e a relação entre o seu consumo em quantidades adequadas e a prevenção de doenças.
A presença de fibras em quantidades insuficientes na alimentação, por um período longo de tempo, pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas, como constipação ou obstipação intestinal (“prisão de ventre”), doenças cardiovasculares e câncer de intestino. O aumento na ocorrência das doenças citadas justifica a importância de se atingir a recomendação diária de fibras
(25 a 30 gramas para um adulto saudável) com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolver tais patologias.
A indústria alimentícia, aproveitando a oportunidade, invadiu as prateleiras dos supermercados com vários produtos enriquecidos em fibras, visando atender à demanda crescente de indivíduos interessados em resgatar hábitos saudáveis. Ao se deparar com um número grande de produtos, é comum surgirem dúvidas, sobre que tipo de fibra escolher, como aumentar a ingestão de fibras na alimentação ou, simplesmente, como obter a quantidade diária de fibras recomendadas através do consumo de alimentos naturais. Nesse Dossiê: Fibras Alimentares, a revista
Fi Brasil apresenta um resumo do que são as fibras alimentares, suas fontes e benefícios, e foi buscar junto aos principais fornecedores do mercado as últimas novidades no assunto.
42
FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 3 - 2008
www.revista-fi.com
N
os últimos anos, as fibras alimentares ou fibras dietéticas vêm despertando grande interesse em pesquisas científicas. Entretanto, a investigação sobre o papel das fibras na dieta no organismo humano não é nova.
A propriedade laxativa do farelo de trigo é reconhecida desde o tempo de Hipócrates e foi comprovada por
pesquisas