FIBRAS
As fibras têxteis são elementos filiformes caracterizados pela flexibilidade, finura e grande comprimento em relação á dimensão transversal máxima, sendo apropriadas para aplicações têxteis. Estas aplicações realizam-se através de operações de transformação industrial, tais como a cardação, a penteação, a fiação, a tecelagem, entre outras.
O principal critério para sua classificação é sua origem, que pode ser natural, se são produzidas pela natureza sob uma forma que as torne aptas para o processamento têxtil, ou manufaturada, se produzidas por processos industriais, quer a partir de polímeros naturais transformados por ação de reagentes químicos (fibras regeneradas ou artificiais), quer por polímeros obtidos por síntese química (fibras sintéticas).
4
FIBRAS NATURAIS
5
6
FIBRAS MANUFATURADA
7
8
10
11
PRINCIPAIS FIBRAS
ALGODÃO
Uma das fibras naturais mais usadas do mundo, o algodão é uma fibra branca de origem vegetal, gerada ao redor das sementes do algodoeiro. É um dos materiais naturais mais usados na indústria têxtil, em forma de fio compacto ou de tecidos, como a malha e o jeans.
A fibra esbranquiçada e macia cresce em volta das sementes de um vegetal do gênero Gossypium, família Malvaceae. Essa planta é comum em arbustos nativos de regiões tropicais e subtropicais, como África, Ásia e América. Hoje em dia apenas quatro espécies de algodão são produzidos em grande escala.
As fibras são uma pelugem que se origina na superfície das sementes e podem ser extraídas a mão ou com máquinas. A colheita manual garante um produto mais limpo, já que toda fibra vem com pequenas sementes escuras que precisam ser extraídas.
POLIÉSTER
O poliéster é uma das fibras mais utilizadas no mundo de hoje. Características como resistência,