Mangues
REGIÕES
Distribuem-se pelo litoral do Brasil, desde o estado do Amapá até Laguna, em Santa Catarina. Em Pernambuco existem cerca de 270km² de manguezais; na Paraíba, 160km; no Maranhão localizam-se 85% dos Manguezais da região Norte e nordeste.
Área:
Os mangues abrangem uma superfície total de mais de 10.000 km²; Em São Paulo possuem 240 km².
SOLO
Úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes.
Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição.
VEGETAÇÃO
Em virtude do solo salino e da deficiência de oxigênio, os manguezais predominam os vegetais halófilos, em formações de vegetações litorâneas ou em formações lodosas.
As suas longas raízes permitem a sustentação das árvores no solo lodoso.
FAUNA
Muitos dos animais que habitam os manguezais, não vivem toda a sua vida neste ambiente
Já os caranguejos, que possuem capacidade de locomoção, enterram-se em galerias que escavam no solo (na maré baixa) e sobem nos troncos e raízes das árvores (na maré cheia).
Percebe-se que os manguezais são um refúgio natural para milhares de espécies, sendo considerado o berçário para organismos que vivem no estuário e no oceano.
O clima é tropical e subtropical.
Há muito do que se utilizar nos manguezais, mas estas atividades devem ser muito bem planejadas, controladas e autorizadas pelos órgãos ambientais.
Para se ter uma ideia do potencial dos manguezais, mais de 95% do alimento consumido pelo homem de origem marinha passa pelo manguezal em alguma fase da vida. Além disso, das espécies vegetais pode-se obter diversos produtos, como tinturas, remédios e adoçantes.
Algumas outras funções naturalmente exercidas pelos manguezais são:
- Impedir a erosão, através estabilização da costa; - Filtrar e reter sedimentos, impedindo o assoreamento;
- Ter a capacidade de minimizar a violência de tsunamis;
- Possibilitar atividades