Mangues
4) O manguezal constitui-se em um ecossistema muito peculiar da região litorânea. Faça uma pesquisa sobre a formação e estrutura do manguezal e realize o que se propõe:
a) Ele é um ecossistema aquático ou terrestre? Justifique.
É um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.
b) Descreva os fatores bióticos e abióticos desse ecossistema.
Os fatores abióticos que mais influenciam a distribuição dos seres vivos nesse ambiente é a variação da maré e a quantidade de sal na água. Também podemos notar nos mangues alguns fatores abióticos nos mangues como: clima, marés, salinidade e sedimentos.
c) Qual a importância de manguezal para a manutenção dos outros ecossistemas litorâneos?
O manguezal é uma formação vegetal típica de zonas litorâneas, sendo muito comum nos locais em que os rios desembocam no mar. Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
d) Elabore um texto informativo sobre a importância da preservação dos manguezais.
Poucas pessoas sabem que o manguezal é fundamental para o equilíbrio ecológico. Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.
O mangue é característico das regiões tropicais e subtropicais, sendo encontrado nas zonas costeiras, locais de transição entre os ambientes terrestre e aquático. Por ser muito úmido, proporciona condições ideias para a reprodução, eclosão, criadouro e abrigo de animais com grande valor ecológico e econômico. Para se ter uma ideia da importância dos manguezais, 95% do alimento que o homem retira do mar são