Pesquisa sobre Emoção - Inveja
Significado:
Inveja, palavra proveniente do latim invidĭa, significa o desejo de obter algo que outra pessoa possui e que você não tem. Representa a tristeza ou o pesar pelo bem alheio.
Opinião dos alunos:
A inveja tem expressões e sentidos diferentes.
As expressões podem acontecer de formas crítica, ofensiva, dominadora, difamatória, agresssiva, de rejeição, rivalidade e de vingança.
Dois sentidos podem existir na inveja. Um deles de forma em que o invejoso ao invés de aceitar suas carências ou perceber seus desejos e capacidades e assim desenvolvê-los, odeia e deseja destruir todas as pessoas que, como um espelho, lembrem-no da sua privação. Em outras palavras, a inveja é a raiva vingadora do impotente que, em vez de lutar por seus anseios, prefere eliminar a concorrência. O outro tipo de inveja vem de forma que o invejoso tenha uma vontade de ser igual ao desejado, sem lhe desejar o mal por completo, querendo ser igual a outra pessoa, mas sem praticar rivalidade. O caso típico do segundo sentido seria, a exemplo, de pessoas que não têm contato pessoal ou conhecimento próximo do outro, um artista famoso.
A inveja é um desejo frustrado de algo que não se conseguiu alcançar por dificuldades em superar obstáculos, que para outros, aparentemente, são superáveis com mais facilidade.
A inveja influencia os relacionamentos interpessoais marcando-os de forma negativa. É um sentimento mesquinho que faz com que o invejoso acredite que seu fracasso se deve ao sucesso dos outros.
Crimes com influência da inveja:
Exemplo 01:
Universitária jogou ácido no rosto da amiga por inveja
(Fonte: R7 – 07/01/2014 - http://noticias.r7.com/internacional/universitaria-jogou-acido-no-rosto-da-amiga-por-inveja-07012014)
Exemplo 02:
Pai de funkeiro assassinado diz que inveja motivou o crime
(Fonte: Jornal A Tarde – 08/07/2013 -