tralbalho
Descrição
Planta da família das lamiaceae, também conhecida como alumã, boldo chileno, boldo de jardim, boldo do Brasil, boldo falso, boldo nacional, boldo silvestre, malva amarga, malva santa, tapete de oxal. Arbusto perene que pode chegar ate 2 metros de altura, caule amarelo-acinzentadobastante rugoso pouco ramificado, com ramos quadrangulares. Folhas opostas, ovados-oblongas, verde-claro na pagina superior e verde pardo na inferior, com ate 12 cm de comprimento margem cerrada, pilosa em ambas as paginas; inflorescência em espigas axiais, tipo racimo, com flores hermafroditas azuis, a violáceas, pentâmeras.
Planta brasileira presente em quase todas as regiões do pais, em Jardins, hortas, terrenos baldios e cultivados. Multiplica por estacas, mudas, e sementes: Se reproduz por ramos das plantas-mães ou divisão de raiz. Muito rustico, sobrevive a seca, mas prefere a solos úmidos, férteis e semi- sombreados.
Conhecimento popular: Boldo popular
Comprovação cientifica: barbatusol, barbatol, barbatusina, cariocal, ciclobutatusina, colenol, coliol, coliona, óleo essencial (rico em guaieno e fenchona). As folhas frescas contem 0.1% de óleo essencial e folhas secas ao ar 0.3%.
Efeitos comprovados: o boldo nacional pode ser usado contra zia, mal-estar-gástrico, no controle de gastrite, na ressaca e como amargo estimulante da digestão e do apetite. Tem efeito hipossecretorgástrico, ou seja diminui o volume do suco gástrico e sua acidez.
Efeitos contrários: Doses elevadas pode provocar irritação da mucosa do estômago.
Receitas:
Alcoolatura: 20 g da planta fresca em 100 ml de álcool. Tomar 20 a 40 gotas ate 3 vezes ao dia
Sumo: amassar 2 folhas frescas em 1 copo e completar com agua. Aguarda 5 horas e tomar( 2 ou 3 vezes ao dia)
Lava pé: ferver algumas folhas. Esfriar e usar em banhos antes de dormir (insônia)
INTRODUÇÃO
No decorrer deste trabalho, será apresentado o seguinte tema: O boldo brasileiro. Abordando de forma que