Manguebeat
O Manguebeat é considerado um movimento de movimento de contracultura. Ele surgiu na década de 90 em Recife e mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, entre outros. O movimento tem como principal objetivo a crítica social, do abandono do governo diante do povo de Recife.
O Manguebeat tem esse nome devido ao mangue, que tem uma grande biodiversidade, e era necessário criar uma cena musical muito diversificada como os manguezais. Essa ideia de diversificação, fez com que o movimento musical influenciasse muito nas expressões culturais, como por exemplo o grafite, o cinema, a moda, e as artes em geral. O símbolo do Manguebeat é representado por um caranguejo.
As principais bandas do movimento do Manguebeat incluem Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi.
O Chico Science, falecido vocalista da banda Nação Zumbi, que idealizaram o rótulo "mangue", divulgando ideias, ritmos e contestações do Manguebeat.
Chico Science, junto com Fred, vocalista da banda Mundo Livre S/A, criaram o manifesto do Mangue de 1992, que expressava as ideologias do movimento. Foi intitulado "Caranguejos com cérebro". Veja abaixo o Manifesto do Mangue:
MANIFESTO DO MANGUE – CARANGUEJOS COM CÉREBRO
Mangue, o conceito.
Estuário. Parte terminal de rio ou lagoa. Porção de rio com água salobra. Em suas margens se encontram os manguezais, comunidades de plantas tropicais ou subtropicais inundadas pelos movimentos das marés. Pela troca de matéria orgânica entre a água doce e a água salgada, os mangues estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo. Estima-se que duas mil espécies de microorganismos e animais vertebrados e invertebrados estejam associados à vegetação do mangue. Os estuários fornecem áreas de desova e criação para dois terços da produção anual de pescados do mundo inteiro. Pelo menos oitenta espécies comercialmente importantes dependem do alagadiço costeiro.
Não é por acaso que os mangues são considerados um elo básico da