Manejo nutricional e alimentar LENILDO editado Lenon
949 palavras
4 páginas
MANEJO NUTRICIONAL E ALIMENTAR DE PEIXESOs alimentos respondem por cerca de 40 a 80% dos custos de produção na piscicultura intensiva. A nutrição dos peixes interfere no crescimento e na conversão alimentar, na eficiência reprodutiva e saúde, na tolerância ao manuseio e ao transporte, no rendimento, na qualidade e na conservação da carne. Assim, o uso eficiente dos alimentos é fundamental para minimizar os custos de produção e permitir a obtenção de produtos de alta qualidade.
Recebimento e estocagem das rações
Se não for pelo capricho, que seja pelo fato das rações serem o insumo que mais onera a produção. Isso já é argumento mais que suficiente para que o produto seja estocado de maneira adequada. As rações devem ser armazenadas em local ventilado e seco, abrigado da luz e de animais, principalmente roedores. As pilhas de rações devem ser organizadas de forma a não deixar os sacos em contato com o chão ou com as paredes, evitando a absorção de umidade. Paletes devem ser usados na base das pilhas para que as embalagens não fiquem em contato direto com o chão. A área da base das pilhas não deve ser muito larga, pois isso aumenta a área de abrigo aos roedores entre os sacos de ração nas pilhas. Idealmente, as pilhas devem ter uma base formada por, no máximo, quatro sacos de ração de largura. Assim, no local de armazenamento é preferível ter um grande número de pilhas do que um amontoado compacto de deixar um espaço de pelo menos 20 cm para que haja ventilação entre as embalagens e para diminuir os locais de abrigo para roedores (Figura 1).
Figura 1: Forma ideal de armazenamento dos sacos de rações. Deixar os sacos afastados das paredes usarem paletes para suporte dos sacos e deixar um espaçamento de 20 cm entre os sacos para que haja ventilação.
Nutrição específica para cada fase de desenvolvimento
A densidade nutricional e o tamanho dos peletes devem ser ajustados às diferentes fases de desenvolvimento e tamanho dos peixes. Pós-larvas e microalevinos