Manejo de Hortaliças, Plantas Medicinais e Frutas
Plantas Medicinais
Plantio e Cultivo
O lugar onde pretendemos plantar uma horta de plantas medicinais deve ter:
Boa incidência de sol, água em abundância e disponível;
Observar as características de cada planta, suas necessidades e exigências;
Os canteiros devem ter 1 a 1,2 metro de largura e 2 de altura. A terra das sementeiras devem ser bem fofas e as sementes devem ser cobertas com areia bem fina e peneirada.
Observar o espaçamento entre linhas e plantas exigida por cada espécie que deseja plantar. Sugere-se 30cm de largura por 30 cm de comprimento e 30 de fundura;
O solo deve ser fértil, com terra bem fofa. Fazer uma limpeza da área, revolvendo o solo, retirando todas as plantas indesejáveis;
Planejar a distribuição das espécies e a formação dos canteiros para evitar a erosão;
É bastante recomendável que se faça a análise do solo. A EMBRAPA possui esse serviço disponível.
O Plantio
Faça uma seleção das ervas que, por facilidade de cultivo ou mesmo em função da aplicabilidade você queira cultivar em casa.
Como Adubar
Uma adubação equilibrada proporcionará plantas resistentes a pragas e doenças. As plantas devem ser cultivadas de maneira natural, sem agrotóxicos. Na correção do solo, não deve ser usado nenhum tipo de fertilizante químico, pois esses produtos podem ser absorvidos pelas plantas e causar prejuízos à saúde das pessoas. O combate às pragas também deve ser de forma natural. Uma forma de se fazer isso é através da consorciação de culturas.
Coleta
Pela manhã, logo que secar o orvalho das plantas. É sempre melhor colher as plantas medicinais em dias amenos, sem chuva, no período de estio, em horário de sol fraco e suave.
As raízes podem permanecer por algum tempo ao sol.
As folhas, brotos e talinhos devem ser escolhidos antes das floradas.
Coletar frutos e sementes quando atingirem a maturação total.
Flores como camomila e rosa-branca, devem ser colhidas antes da maturação