trabalho
Criciúma – 06 de maio de 2014
Introdução
Deduzimos que capacitor é um dispositivo elétrico que tem a função de armazenar cargas elétricas. Os capacitores são praticamente consagrados no uso da eletrônica (dispositivos eletrônicos).
Constituição
Capacitor é um dispositivo de circuito elétrico onde sua função é armazenar cargas elétricas e energia eletrostática. É constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras.
Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica. Sua utilização possui várias vantagens. A mais simples de todas elas é que com o dielétrico podemos colocar as placas do condutor muito próximas sem o risco de que eles entrem em contato. Os capacitores são utilizados nos tipos de circuitos elétricos, nas máquinas fotográficas armazenando cargas para o flash. Pode ser cilíndrico ou plano, dependendo do circuito em que está empregado.
Processos de fabricação
Existem vários processos para a sua fabricação:
1- Deposita-se uma camada de material condutor, sobre um dos lados de uma película de material flexível isolante.
2- Duas películas são enroladas uma sobre a outra, de maneira que as superfícies metalizadas não se toquem.
3- Conecta-se um terminal a cada superfície metálica.
4- O acabamento é feito com cara fundida, ou resina epóxi
5- Faz-se a marcação dos valores.
Fenômeno Físico
Um dos fenômenos físicos do capacitor é denominada capacitância C a propriedade que os capacitores têm de armazenar cargas elétricas na forma de campo eletrostático, e ela é medida através do quociente entre a quantidade de carga (Q) e a diferença de potencial (V) existente entre as placas do capacitor, matematicamente fica da seguinte forma:
No Sistema