Manejo de apicultura
Fazer os reparos quando necessário; * Inspecionar as colmeias para verificar a presença da rainha, produção e o armazenamentos de alimentos (mel e Polem), Postura de ovos, presença de inimigos e doenças.
Tomar os providencias necessárias para que o fato não influencie na produtividade da colmeia; * Trocar os quadros quando os mesmos estiverem deformados, enegrecidos e quebrados.
As Rainhas, geralmente, rejeitam quadros do tipo citado acima, não realizando posturas nele. Durante o manejo devemos evitar alguns procedimentos que irritam terrivelmente as abelhas, tais como: * Perfumes e desodorantes ativos; * Bater e sacudir os favos; * Esmagar as abelhas com o formão ou entre os quadros;
As abelhas liberam um feromônio de ataque que fazem com que as abelhas guardiãs ataquem o alvo mais próximo; * Cores fortes (preto, vermelho, marrom).
Tais cores são desagradáveis para elas, branco, amarelo claro e azul claro são as mais recomendadas, pois irritam menos; * Dias nublados, chuvosos e com ventos fortes.
Esses dias esfriam as crias, devem ficar numa temperatura ambiente em torno de 34º a 35º graus; * Não mexer na colmeia muito ceda e nem muito tarde.
Nas colmeias as abelhas campeira são as mais agressivas, devemos mexer na hora em que elas não estão. Isso ocorre dependendo do região, entre 9:00h e 11:30h e entre 12:30 e 17:00h. O período que vai de 11:30 a 12:30 deve ser evitado devida a posição do sol. Esta posição dificulta a comunicação das abelhas sobre a localização das flores em relação à colmeia e ao sol; * Ficar na frente do alvado durante a manejo.
As abelhas entram e saem da colmeia sempre contando com as abservações que fizeram em seus primeiros