Aula 11 Manejo produtivo do api rio
MANEJO PRODUTIVO DO APIÁRIO
As colmeias de Apis melífera, de um apiário, podem oferecer diversos produtos de qualidade, como foi mencionado anteriormente, e que podem ser comercializados com excelente retorno financeiro. Além disso, as abelhas cumpre um papel importante na polinização das plantas.
Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV
Lages - SC
Mel
Própolis
Cera
Geleia real
Pólen
Apiário
Polinização
Para o manejo e processamento dos produtos apícolas (neste caso o mel) é importante conhecer o Regulamento técnico que determina as condições higiênico-sanitárias e as exigências na elaboração e industrialização de alimentos (MAPA).
Prof. GIL IGNACIO LARA CANIZARES
MANEJO E COLHEITA DO MEL
MANEJO E COLHEITA DO MEL
O manejo para a coleta do mel é um dos pontos mais importantes da produção apícola para assegurar a qualidade do mel a ser colhido, de forma a preservar suas características físico-químicas e sensoriais.
A falta de cuidados nesta etapa do processo pode comprometer de forma irreversível a qualidade do mel e, consequentemente, reduzir o seu valor comercial.
A produção de mel é influenciada pelas: condições florais;
Qualidades genética da rainha e zangão;
Condições climáticas; Em apiários fixo pode-se colher, em média, de 15 a 30 kg/colmeia de mel. Em apicultura migratória, de 80 a 120 kg/colmeia de mel.
Ex. Apicultores paulistas:
- Florada de laranja, o apicultor chega a produzir 25 kg/colmeia de mel.
- Florada de eucalipto, de 30 a 40 kg/colmeia de mel (Couto, 2006).
Manejo utilizado pelo apicultor.
A melgueira deve ser colocada sobre a colmeia no início da florada para que as abelhas possam depositar o néctar colhido nas flores
Melgueiras
Caixa ou
Ninho
No final da florada é um bom momento para fazer as revisões das colmeias e determinar o inicio da colheita do mel já operculado.
MANEJO E COLHEITA DO MEL
Conforme a colmeia vai se desenvolvendo (crescimento da colônia)
deve-se