Aula 12 Doen as das abelhas
INIMIGOS NATURAIS E DOENÇAS DAS ABELHAS
Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV
Lages - SC
As abelhas podem sofrer danos provocados por doenças e inimigos naturais. As larvas podem ser afetadas principalmente por bactérias, fungos e vírus. As abelhas adultas são frequentemente atacadas por protozoários, vírus, ácaros e insetos.
Ácaros e parasitas
No Brasil a ocorrência e os danos provocados por doenças e certas pragas são menores, principalmente devido à maior tolerância das abelhas africanizadas e às condições climáticas, que são menos favoráveis à disseminação das doenças (Lopes et al., 2004).
Prof. GIL IGNACIO LARA CANIZARES
INIMIGOS NATURAIS E DOENÇAS DAS ABELHAS
DOENÇAS DAS ABELHAS
Assim, a maioria dos apicultores não necessita utilizar antibióticos ou pesticidas em suas colmeias para garantir produtos livres de resíduos químicos. Isto favorece a comercialização, principalmente para outros países que não aceitam a existência de resíduos de medicamentos ou pesticidas nos produtos apícolas.
IMPORTÂNCIA
A ocorrência de doenças nas colmeias pode acarretar graves prejuízos para a produtividade do apiário, causando problemas como:
- Redução da população da colônia com redução da produção,
- Perda de enxames, especialmente de abelhas africanizadas que costumam abandonar as colmeias quando a população é reduzida e há muita cria morta.
Em países com alta incidência de doenças, os prejuízos são devido aos gastos com antibióticos para o controle das doenças e pesticidas para controle de parasitas (ácaros).
DOENÇAS DE CRIAS
Manejo correto do apiário auxilia na saúde das abelhas
Florada = Sanidade das abelhas
Mas, os apicultores devem estar atentos à situação sanitária das colmeias, sabendo reconhecer as anormalidades que indicam a presença de doenças e inimigos naturais.
Cria Pútrida Européia (CPE)
O agente causador é uma bactéria: Melisococus pluton. A transmissão ocorre pelo alimento e a bactéria