Maneiras erradas de um gestor motivar sua equipe
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 maneiras erradas de motivar seus colaboradores. Contamos, para isso, com a ajuda de especialistas em gestão de carreira e motivação. Confira adiante.
1 - OS PROFISSIONAIS SÃO ÚNICOS
'Não existe motivação em massa', explica o especialista em motivação, Roberto Recinella. Uma das maneiras erradas de motivar os profissionais é acreditar que o que motiva um motiva todos. Os líderes que não conhecem cada um dos membros de suas equipes podem cometer esse erro.
Na prática, o gestor acredita que determinado elemento vai motivar um profissional, pois foi o mesmo elemento que já motivou outro trabalhador. Mas, segundo Recinella, isso não funciona sempre. A sugestão é conhecer cada um dos membros da equipe, entendendo suas necessidades e interesses.
2 - DESAFIOS MEGALOMANÍACOS
A maioria das pessoas sabe que os profissionais, para se sentirem motivados, querem desafios constantes. Ou seja, uma oportunidade de superar uma meta e de mostrar um bom trabalho. O erro acontece quando o líder, pensando que vai motivar, estipula um desafio absurdo, que dificilmente será atingido. 'O profissional sabe que não vai conseguir e logo fica desmotivado', analisa o especialista. Os desafios devem sempre ser propostos, mas precisam ser palpáveis.
3 - SEMPRE EM CIMA...
Ainda na lógica do item um, o líder pode desmotivar, tentando motivar, se não entender as necessidades e os interesses dos profissionais. Nesse caso, a desmotivação acontece porque o chefe fica em cima demais do funcionário, acreditando que ele quer esse acompanhamento de perto, quando, na realidade, o que ele deseja é mais