mandela
Sinopse: Quinzinho e João Victor (ambos interpretados por Tony Ramos) são gêmeos idênticos que não sabem da existência um do outro. Eles foram separados quando bebês. João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama (Raul Cortez), e Quinzinho ficou com a mãe, Helena (Lilian Lemmertz). Joaquim e Helena se conheceram em Porto Alegre e se apaixonaram. Na época, Joaquim já estava com Martha (Tereza Rachel) e não quis abrir mão do casamento para viver ao lado de Helena. Ela acabou se casando com o médico Plínio Miranda (Fernando Torres), que criou Quinzinho como se fosse seu filho verdadeiro.
Os gêmeos idênticos, de temperamentos completamente diferentes, acabam se aproximando por uma série de pressentimentos que não conseguem explicar.
Quinzinho, um carioca extrovertido e idealista, trabalha como bancário e sonha em ser piloto de helicóptero. O tímido e sério João Victor, advogado bem-sucedido, mora em Portugal e é reconhecido por todos pela ética com que conduz seu trabalho. Ao completar 27 anos, João Victor decide voltar ao Brasil em busca de suas origens. A história é marcada pelos encontros e desencontros dos dois irmãos, que só se conhecem no final da trama.
Principais Personagens: Betty Faria Tony Ramos Raul Cortez Lilian Lemmertz Tereza Rachel Fernando Torres
Tema de abertura: A atriz Beth Goulart, intérprete da personagem Débora, gravou para a novela a canção Vida, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Moda, tendência e produto: A professora de dança Joana, interpretada por Betty Faria, popularizou meiões coloridos e faixas de cabelo.
Trilha Sonora:
O Lado Quente do Ser – Tema de Lúcia
Compositores: Antônio Cícero / Marina Lima
Intérpretes: Maria