Mandamentos da economia
A palavra economia vem do termo grego e pode ser entendida como “aquele que administra o lar”. Embora em principio pareça diferente, existem os lares e as economias têm muito em comum, pois tal como um lar, uma sociedade também se depara com muitas decisões, pois precisa alocar os seus recursos a seus diversos membros, levando em consideração as habilidades, esforços e desejos de cada um. Assim como uma família, uma sociedade tem a necessidade de tomar inúmeras decisões e decidir , podemos dizer que economia é o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Embora o estudo da economia tenha muitas facetas, o campo é unificado por diversas ideias centrais – os Dez Princípios da Economia – os quais podem ser divididos em três grupos:
I – Como as pessoas tomam decisões
II – Como as pessoas interagem
III – Como a economia funciona
Em suma a economia é apenas um grupo de pessoas que interagem umas com as outras enquanto vivem. Como o comportamento de uma economia reflete o comportamento das pessoas que as compõem, começaremos o nosso estudo da economia com quatro princípios de tomada de decisões individuais.
COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES
Principio 1: As pessoas enfrentam tradeoffs Em Economia, tradeoff é uma expressão que define uma decisão difícil de tomar, uma escolha que se tem de fazer, e que acarreta inevitavelmente um problema. Para conseguirmos algo que realmente queremos, normalmente há necessidade de abrir mão de outras coisas que gostamos. Ao nos depararmos com a necessidade de tomar uma decisão, estamos perante um problema económico, que só aparece quando existe escassez e escolha. È do conhecimento empírico que a vida está repleta de escolhas. Assim num mundo de escassez, isto é, de recursos limitados, o provérbio “nada é de graça” resume bem a primeira lição sobre a tomada de decisões, que