Mancal de deslizamento
1-SEÇÃO DE MANCAL
2-TARUGOS FUNDIDOS
3-TORNO MECÂNICO
4-PROCESSO DE ENCHIMENTO
a)-PROCESSO DE ESFRIAMENTO LENTO
b)-PROCESSO DE ESFRIAMENTO RAPIDO
5-PROCESSO DE ACABMENTO
6-ACABAMENTO FINAL
INTRODUÇÃO
Com mais de 100 anos de experiência em desenvolvimento e produção de mancais de deslizamento metálicos e processo de fabricação altamente desenvolvida para matérias-primas combinadas de mancais de deslizamento, a Marinha do Brasil com suas OMPS (organização militar prestadora de serviço), supre as necessidades de sua esquadra com funcionários altamente qualificados no seguimento de produção e reparos.
1-Seção de Mancal
A seção de mancal para confeccionar o mancal pede auxilio a fundição, que fornecerão os tarugos fundidos e bipartidos com as medidas superiores a proporção das medidas finais do mancal.
2-Tarugo fundido
Os tarugos fundidos chegando na seção, são submetidos a plaina limadora, para fazer a serragem do mancal isto é aplainar as duas faces lineares do tarugo.
3-Torno Mecânico
Feito isso os tarugos são em caminhados ao torno que farão a pré usinagem isto é super-medida externa e medida de plano interna.
OBS: Medida de Plano é a medida interna do mancal sem o metal patente.
4--Processo de Enchimento
Este método de enchimento será feito pelo sistema de gravidade, centrifugação ou eletro deposição. O mancal pré aquecido será aquecido a uma temperatura de +ou - 180 graus. Para realizar o processo de estanhagem usa-se um pó estanhante que sendo dissolvido pela temperatura entra nas cavidades dos grão delatados pela temperatura e cria uma película de aderência que unirá na hora do enchimento o metal patente na telha do mancal.
A)-Processo de Esfriamento Lento
É feito por gravidade onde o esfriamento é feito de forma natural.
B)-Processo de Esfriamento