Mancais de deslizamento
São constituídos de uma bucha fixada num suporte, são usados em maquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, por que a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito.
O uso de buchas e de lubrificantes permite reduzir esse atrito e melhorar a rotação do eixo. As buchas são, em geral, corpos cilíndricos ocos que envolvem os eixos, são feitos de materiais macios como o bronze e ligas de metais leves.
Parâmetros de Construção dos Mancais de Deslizamento
Os mancais de deslizamento são elementos de máquinas sujeitos às forças de atrito. Tais forças surgem devido à rotação dos eixos que exercem cargas nos alojamentos dos mancais que os contém. Para aumentar a sua vida útil alguns parâmetros de construção devem ser observados:
Os materiais de construção dos mancais de deslizamento deverão ser bem selecionados e apropriados a partir da concepção do projeto;
Os mancais deverão apresentar um sistema de lubrificação eficiente;
Facilidade de desmontagem e substituição;
Inspeção e Freqüência das Inspeções em Mancais de Deslizamento
Os mancais devem ser inspecionados quanto aos ruídos, aquecimentos, vazamentos de lubrificantes, folgas e vibrações.
A freqüência das inspeções dependem principalmente das condições de trabalho que els suportam, ou seja, da velocidade com que os eixos giram apoiados neles, das cargas que eles suportam e da quantidade de calor que eles geram.
Tipos de mancais
Mancais de guia: Muito encontrados em máquinas ferramentas, onde a mesa desliza sobre suas guias. Não suportam muita carga, o movimento relativo entre eles é de translação.
Mancais de fricção: Quando uma das superfícies móveis é um eixo e o deslizamento é executado considerando-se o movimento relativo de rotação entre o eixo e o mancal. Existem três tipos específicos:
Mancais planos: comumente chamados de radiais. São os que suportam carga perpendicular ao eixo de rotação.
Mancais de escora: também conhecido como de