teoria da administracao
A determinação de qual a análise estatística mais apropriada para os dados de uma determinada variável depende da escala de medição usada para essa variável. Existem quatro escalas de medição: nominal, ordinal, intervalar e de razão (ou proporcional). A escala de medição determina a quantidade de informação contida nos dados e indica quais as formas mais apropriadas para sumariar os dados e quais as análises estatísticas mais convenientes. Iremos, de seguida, descrever as quatro escalas de medição.
Escala nominal
A escala de medição para uma variável é nominal quando as observações para a variável são apenas etiquetas usadas para identificar, nomear, dar um nome a um atributo de cada elemento.
Exemplos
Suponha-se ainda que, para efeito de processamento dos dados, se codificava cada um dos valores desta característica, dando o valor 1 ao trabalhador qualificado,2 ao gestor,3 ao advogado, 4 ao professor, e assim por diante. Estes números são utilizados apenas como códigos e não como valor quantitativos, uma vez que, por exemplo, ao valor 4, não está associada uma maior quantidade do que aos valores 1,2 e 3.
Os códigos numéricos são utilizados para diferenciar as categorias desta característica, não fazendo qualquer sentido calcular indicadores quantitativo como a média a partir destes números. Outros exemplos de escalas nominais são as seguintes:
° Sexo (masculino, feminino);
° Estado civil (solteiro, casado, viúvo, divorciado);
° Religião (várias possibilidades);
° Código de peça (A13622, 12B63);
° Situação profissional (empregado, desempregado);
° Número de polícia (5654, 2712, 35, 624).
Um caso particular deste tipo de escala de medida ocorre quando a característica em estudo vem apenas duas categorias: são as chamadas características binarias ou dicotómicas. São exemplos deste tipo de características o sexo (que pode ser masculino ou feminino).
É importante notar que as operações aritméticas como a adição, a