Mamográfia
O que é: A mamografia é um exame de raio-x que serve para visualizar a região interna das mamas, que deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. Através da análise dos seus resultados, o médico poderá identificar lesões benígnas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando suas chances de cura.
O laudo da mamografia deve ser assinado por um médico radiologista. Atualmente o resultado da mamografia é padronizado internacionalmente, utilizando o sistema de classificação BI-RADS, onde:
Categoria BI-RADS 0: necessita avaliação adicional de imagem ou mamografias prévias para comparação;
Categoria BI-RADS 1: normal, sem alterações nas duas mamas;
Categoria BI-RADS 2: presença de alterações benignas como calcificações vasculares, em leite de cálcio, linfonodo intramamário, fibroadenomas calcificados;
Categoria BI-RADS 3: alteração provavelmente benigna na mama. A incidência de tumor maligno nesta classificação é de apenas 2%;
Categoria BI-RADS 4: esta categoria é reservada para achados que não têm a clássica aparência de malignidade mas tem um espectro amplo de probabilidade de malignidade que é maior do que daquelas lesões na Categoria 3. Logo, a maior parte das recomendações para procedimentos invasivos da mama serão colocados anexos nesta categoria. É subdividida em A, B e C a depender da probabilidade de malignidade
Categoria BI-RADS 5: Lesões compatíveis com o câncer de mama, deve-se realizar biopsia para a comprovação.Tem 95 % de chance de malignidade.
Categoria BI-RADS 6: Diagnóstico fechado de câncer de mama quando a biópsia também o comprova.
O padrão de BI-RADS foi criado nos Estados Unidos e atualmente é o sistema padrão para resultados de mamografias, a fim de facilitar a compreensão do exame.
Mesmo que o resultado da mamografia dê negativo para o câncer de mama, este exame deve ser repetido todos os anos a partir dos 40 anos de idade.
As principais vantagens da mamografia digital são: