Mamiferos
Os mamíferos surgiram na terra há aproximadamente 200 milhões de anos. Os mamíferos passaram a colonizar e a povoar os mais diversos ambientes da terra, principalmente nos últimos 65 milhões de anos. Atualmente é conhecida cerca de 4500 espécies de mamíferos, a maioria vive em ambiente terrestre, aquáticas (golfinhos, peixe-boi, focas e baleias). A ‘palavra mamíferos vem do latim mamma, que significa ‘mama’, e ferros, que significam ‘portado’, os mamíferos são chamados porque a sua principalmente característica é a presença de glândulas mamarias. Essas glândulas são desenvolvidas nas fêmeas e produzem o leite que alimenta os filhotes.
A PELE DOS MAMÍFEROS
Os mamíferos têm a pele rica em queratina e recoberta por pelos. Os pelos são estruturas exclusiva dos mamíferos e, tal como as penas nas aves contribuem para a manutenção da temperatura do corpo desses animais, protegendo contra perdas excessivas de calor para o meio externo, principalmente nos dias frios, assim como as aves, os mamíferos possuem tecido adiposo sob a pele. Esse tecido armazena gorduras. A camada gordurosa atua como reservatório de energia para o animal e dificulta as perdas de calor para o meio externo, funcionando como uma espécie de barreira termoisolante. Somente os mamíferos possuem glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas na pele. Alguns mamíferos, como os cavalos e os ser humano, possuem muitas glândulas sudoríparas que liberam suor na superfície da pele. Quando a água do suor se evapora da pele, o processo “retira” calor, esfriando o corpo e evitando que sua temperatura se eleve, principalmente em dias quentes. As glândulas sebáceas produzem uma substância oleosa que lubrifica os pelos e a pele.
A TEMPERATURA DO CORPO
Os mamíferos são animais homeotérmicos: a temperatura do corpo se mantém praticamente constante, mesmo que a temperatura do ambiente varie. A temperatura do