Malária
Hospedeiro definitivo: mosquito Anopheles (reprodução sexuada).
Hospedeiro intermediário: homem (reprodução assexuada).
Ciclo Heteróxeno: 1 parasita, 2 hospedeiro: 1 definitivo e 1 intermediário.
Definição da doença
A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium:
Plasmodium Vivax, Plasmodium Falciparum, Plasmodium Malarie e Plasmodium Ovale.
É transmitida ao homem através picada do mosquito fêmea Anopheles.
No momento da picada a fêmea do mosquito libera formas infectantes chamadas de esporozoítas. Já na corrente sanguínea esses esporozoítas vão migrar para o fígado. Dentro do fígado o esporozoítas começa a se reproduzir de forma assexuada e liberam na corrente sanguínea formas evolutivas chamadas merozoítas.
Esses merozoítas vão infectar as hemácias, assim elas se rompem processo chamado de hemólise. Nesse momento é liberada uma substância pirogenica (febre). No processo de degradação da hemácia é liberado uma substância chamada bilirrubina, ela vai se depositar na mucosa e vai lembrar a pele amarelada, icterícia.
Depois de romper as hemácias os merozoítas se transformam em gametócitos que estão na corrente sanguínea.
O mosquito vai sugar esse sangue com as formas infectantes esporozoítas, merozoítas e gametócitos. Porém apenas os gametócitos vai se adaptar no mosquito.
Os gametócitos vão ser sugados pelo aparelho picador do mosquito, acontece uma forma evolutiva esse gametócito vai migrar para o estomago do mosquito se transformando em microgametas masculinos e macrogametas femininos, ocorrendo uma fecundação (reprodução sexuada) e formação de um ovo ou zigoto. Posteriormente o zigoto migra através da camada única de células do estomago do mosquito, posicionando- se entre esta e sua membrana basal. Deste modo, por esporogonia resultam centenas de formas infectantes (esporoítas) que migram para as glândulas salivares do inseto as quais poderão no momento da picada, ser inoculadas no ser