malha topografica
Esse relatório resulta dos conhecimentos adquiridos nas aulas práticas e teóricas da disciplina de Topografia lecionada na Universidade Federal de Sergipe. Ao longo dos tópicos, serão explicitados e exemplificados os métodos assimilados durante as aulas e os procedimentos utilizados em campo. Além disso, haverá informações pertinentes sobre a malha topográfica criada e os modelos técnicos digitais gerados no programa Surfer 8.0 – software que transforma as medidas obtidas na tabela de dados em imagens muito próximas do terreno real.
Os dados foram coletados nas proximidades da Reitoria da universidade em questão fazendo uso dos equipamentos como piquetes, mira, nível, balizas e trena. Quanto à parte técnica, foi utilizado o método de nivelamento geométrico que objetiva determinar a distância vertical e a diferença de nível entre dois ou mais pontos por meio de visadas iguais ou visadas extremas. Estas são complementares e se diferenciam pela maneira de execução. Ambas são largamente utilizadas no âmbito topográfico devido a grande precisão dos resultados que proporcionam. As práticas de balizamento e nivelamento da linha mestra (quatro pontos espaçados em dez metros) e das linhas transversais (dois pontos espaçados dez metros e vinte metros respectivamente de cada ponto da linha mestra à direita e à esquerda) também serão elucidadas. Bem como o passo a passo dos procedimentos no terreno de pesquisa.
1.1 – Objetivos
Esse estudo tem com finalidade apresentar os dados obtidos, os procedimentos utilizados e, principalmente, apresentar as imagens do terreno estudado geradas através do Surfer 8.0. No âmbito acadêmico, o objetivo é a familiarização dos integrantes com as técnicas para elaboração de pesquisas que abrangem a topografia.
1.2 – Equipe técnica
A equipe técnica formada para pôr em prática a atividade foi constituída pelos alunos: Gabriane Legentil, Nathalie Alves, Marcelo Albuquerque, Larissa Macêdo, Luan Lima e Vergdon Gomes,