SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA UM PARQUE INDUSTRIAL MÉTODO DE HARDY-CROSS – REDE MALHADA
ANÁPOLIS 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA UM PARQUE INDUSTRIAL
MÉTODO DE HARDY-CROSS – REDE MALHADA
Este trabalho foi realizado pelos acadêmicos, **************************** do curso de Engenharia Civil – 6º Período, sob a orientação do professor ********************************* , da disciplina de HIDRÁULICA II.
ANÁPOLIS 2014
1- Proposta de trabalho
A proposta de trabalho visa realizar uma distribuição de água de um parque industrial, como mostrado na figura abaixo, de forma que em todos os pontos se tenha uma pressão dinâmica mínima na rede de 15 mca.
O objetivo deste trabalho é descobrir qual deve ser a cota no reservatório para que se obtenha a pressão desejada em toda a rede.
Figura 1.1: Rede de distribuição de água de um parque industrial
2- Metodologia
Como indicado pelo docente se utilizará a Fórmula Universal, também conhecida como equação de Darcy-Weissbach, para o cálculo da perda de carga. Por este método a perda de carga é dada por:
Também no presente trabalho será utilizado o método de Hardy-Cross para o ajuste das vazões nas redes malhadas, após uma distribuição fictícia inicial. Este ajuste nas vazões é calculado segundo a equação abaixo, em que e Q se referem a cada troço de uma só malha e se refere ao ajuste de vazão para a malha em questão.
3- DADOS FORNECIDOS
Alguns dados necessários para o desenvolvimento dos cálculos forma fornecidos pelo docente. Estes são:
Vazão de distribuição do reservatório igual a 95l/s.
Rede formada por tubos PVC de rugosidade absoluta igual a 5mm, o que resulta em uma constante f (utilizada para o cálculo da perda de carga) igual a 0,02.
Cotas topográficas e demandas nos nós segundo a tabela 3.1:
Tabela 3.1: Demanda e cota topográfica de cada Nó
4- DESENVOLVIMENTO
Inicialmente, com os dados