maldito futebol clube
A história começa em 1974, quando após conseguir colocar o time de segunda divisão Derby County no patamar dos grandes times da Inglaterra, Clough é convidado para treinar o rico e difícil clube do Leeds United, no lugar do “treinador mais vencedor da história do clube”, Don Revie, que vai comandar a Seleção da Inglaterra. O detalhe é que meses antes, enquanto Clough treinava o Derby County, ele criticara duramente a maneira que a equipe do Leeds United jogava (ao seu entender, muitas vezes violenta e desonesta) além do fato de encarar Revie como um desafeto devido aos confrontos anteriores das duas equipes.
Assim, ele assume uma difícil tarefa: comandar um time totalmente fiel ao seu antigo treinador. É engraçado que a rivalidade com Don Revie, pelo que o filme mostra, é meio que da cabeça do Brian. Tudo porque o técnico do time adversário não apertou a sua mão antes de um jogo. Então Brian bota na cabeça que tem que superá-lo, vencendo o Leeds sempre que for possível Assim, pelo olhar do filme a carreira de Clough jamais seria a mesma depois deste episódio.
O tempo em que foram rivais foi suficiente para demarcar o estilo de jogo de cada um. Clough denunciava o jogo feio praticado pelos pupilos de Revie, referindo-se a eles como “trapaceiros, violentos e dissimulados”. Sua contratação causou um enorme desconforto, ratificado pelo discurso proferido em sua apresentação aos jogadores. A grandeza do Leeds não apequenou Clough, que propunha que agora, com ele, se praticasse futebol, questionando os méritos anteriores.
A falta de tato perdia suas amarras: após uma forte discussão, Peter Taylor abandona o parceiro e amigo, que desta vez precisa mostrar seu valor