elementos e maquinas da tecnologia mecânica
São os elementos necessários para formar o sistema de transmissão, formados por eixos, polias, correias, correntes engrenagens e cabos de aço. A função principal dos elementos de transmissão são transferir potencia e movimento a outro sistema por meio de rotação, recebendo assim o nome de sistema de transmissão. O sistema de transmissão pode variar de rotação com a ajuda de um variador.
Existem dois meios de modos de transmissão, pode ser por forma, ou por atrito: A transmissão pela forma é assim chamada porque a forma dos elementos transmissores é adequada para encaixamento desses elementos entre si, é a mais usada. Já a transmissão por atrito possibilita uma boa centralização das peças ligadas aos eixos.
Entretanto, não possibilita transmissão de grandes esforços quanto os transmitidos pela forma.
Eixos e Arvores:
Os Eixos e as Arvores funciona como uma vertebra na maquina, entre os principais elementos podem ser fixos ou giratórios e tem a função de sustentar os elementos de maquina e no caso dos eixos fixos engrenagens com buchas, polias sobre rolamentos e volantes, é que giram. No eixo ou árvore giratório, o eixo se movimenta juntamente com seus elementos ou independentemente deles. Quanto a sua fabricação geralmente são fabricados em ligas de aço, eixos com pequena solicitação mecânica são fabricados em aço ao carbono, eixo-árvore de máquinas e automóveis são fabricados em aço-níquel, eixo-árvore para altas rotações ou para bombas e turbinas são fabricados em aço cromo-níquel e o eixo para vagões são fabricados em aço-manganês. Quando os eixos e árvores têm finalidades específicas, podem ser fabricados em cobre, alumínio ou latão. Portanto, o material de fabricação varia de acordo com a função dos eixos e árvores. Os tipos de eixo assim como o material são de acordo com a sua função podem ser maciços, vazados, cônicos, roscados, eixo-árvore ranhurado, eixo-arvore estriado ou eixo-arvore flexível.