Mais-valia de Marx e o capitalismo
1) Em que consiste a mais-valia marxista e como ela pode ser interpretada em nossa constituição com relação ao direito do trabalho?
A mais-valia marxista diz respeito a diferença entre o salário pago ao trabalhador e o lucro que esse trabalhador produz, dando assim a ideia de exploração. Sendo assim, no âmbito do Direito do Trabalho, essa relação pode gerar conflito na justiça, sendo que, nesse caso, o empregador terá que provar que está agindo dentro da lei, se for acusado do contrário.
2) Em que consiste o processo ideológico na perspectiva marxista e como ele se transforma em arma do sistema capitalista?
A ideologia de Marx diz que o capitalismo é uma forma de acumulação de capital, gerando assim poucos burgueses e muitos proletários que dependem de emprego para sobreviver. Isso acaba virando uma arma, tendo em vista a desigualdade social, bem como a alta quantidade de trabalhadores dando lucros a burgueses que, por sua vez, vão acumulando capital enquanto os trabalhadores ganham sempre seu ordenado definido pelo empregador.
3) Como o Direito é entendido pela teoria marxista de análise da sociedade? Justifique.
Entende que o Direito é falho e tendencioso, servindo para que a classe burguesa se sobressaísse aos proletários de forma legitimada por lei.
4) Como o conflito social é entendido pelo materialismo histórico e pelo funcionalismo?
O conflito é importante para que haja a dissolução do capitalismo e surja uma nova forma de economia, sem propriedade privada.
5) Discuta qual a contribuição dos neomarxistas para o entendimento marxista sobre a sociedade contemporânea.
Contribuíram para a releitura dos conceitos de Marx, tendo em vista que esse filósofo escrevia no século XIX. Os neomarxistas, fazendo uma releitura crítica e mantendo-se aos padrões ideológicos de Marx, dão um tom de contemporaneidade aos seus conceitos, adequando-os ao mundo moderno e facilitando a utilização desses em nossa sociedade.