526520.66
753 palavras
4 páginas
O que e oxidaçãoAntigamente, o termo oxidação significava combinar-se com o oxigênio.
Quando adquiriu-se o conhecimento da estrutura dos átomos verificou-se que, quando um elemento ou uma substância combinava-se com o oxigênio, esta espécie química perdia elétrons.
Definição atual
Modernamente o termo oxidação significa perder elétrons, ou ainda aumento da reatividade, não necessariamente em presença de oxigênio (quando um elemento perde elétrons o seu estado de oxidação aumenta. Exemplo: Al0 → Al+3 + 3 e-).
Ácido graxo
Ácidos graxos ou ácidos gordos são ácidos monocarboxílicos de cadeia normal que apresentam o grupo carboxila (–COOH) ligado a uma longa cadeia alquílica, saturada ou insaturada. Como nas células vivas dos animais e vegetais os ácidos graxos são produzidos a partir da combinação de acetilcoenzima A, a estrutura destas moléculas contém números pares de átomos de carbono. Mas existem também ácidos graxos ímpares, apesar de mais raros. Naturalmente a maioria ocorrida de ácidos gordos têm uma cadeia de um números pares de átomos de carbono, de 4 a 28.1
A oxidação mitocondrial de ácidos graxos é um processo catabólico de ácidos gordos. Eles sofrem remoção, por oxidação, de sucessivas unidades de dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA. Como exemplo pode ser citado o ácido palmítico, que é um ácido graxo de 16 carbonos, ele vai sofrer sete reações oxidativas perdendo em cada uma delas dois átomos de carbono na forma de acetil-coa. Ao final desse processo os dois carbonos restantes estarão na forma de acetil-coa.
A ß oxidação é dividida em 4 reações
Oxidação- Na qual o Acil - CoA é oxidado a enoil-CoA, com redução de FAD a FADH2
Hidratação- Na qual uma dupla ligação é hidratada e ocorre a formação de 3-hidroxiacil-CoA
Oxidação - Ocorre oxidação de um grupo hidroxila a carbonila, tendo como resultado uma beta-cetoacil-CoA e NADH
Cisão - ß-cetoacil-CoA reage com uma molécula de CoA formando um acetil-CoA e um acil-CoA que da a