Resumo de o capital - karl marx
O capital, de karl marx é considerado um marco do pensamento socialista marxista. Existem nessa obra conceitos econômicos muito complexos, por exemplo mais valia, capital variável e capital constante, análise sobre o salário, acumulação primitiva, teoria do valor-trabalho e diversos outros assuntos relacionados aos economistas clássicos.
Seu objeto era, como Marx colocou no Prefácio ao Volume I, "revelar a lei econômica do movimento da sociedade moderna". Pensadores econômicos anteriores haviam captado um ou outro aspecto do funcionamento do capitalismo. Marx procurou entendê-lo como um todo. Coerente com o método de análise e concepção de história, Marx analisou o capitalismo não como o fim da história, como a forma de sociedade correspondente à natureza humana, mas como um modo de produção historicamente transitório cujas contradições internas o levariam à queda.
Seu conteúdo é sobre a teoria economista marxista, porem por ser um assunto bem longo e bastante discutível o assunto ao todo foi dividido em diferentes livros.
O primeiro livro tinha como titulo o processo de produção do capital, publicado em 1867. Único dos Livros lançado em vida por Marx e que por isso se beneficiou de refinamento de estilo, melhorias entre edições, acréscimos de posfácios do próprio autor e lançamentos das versões Alemã, Inglesa, Russa e Francesa.
O segundo livro foi O processo de circulação do capital, em 1885. Publicado após a morte de Marx, ficando a edição a cargo de Engels. A diferença no estilo dos Livros 2° e 3° em relação ao 1° fazem com que alguns atribuam sua escrita a Engels. Embora os Livros 2 e 3 tenham sido dedicados à esposa de Marx, Jenny, cogitou-se dedicá-los a Darwin. Engels, no túmulo de Marx, disse que Darwin mostrou a lei do desenvolvimento da