O Método de Analise do Capitalismo em Marx
PROFA. DRA. CLAUDIA REGINA ROSAL CARVALHO
TEXTO: O MÉTODO E ANÁLISE DO CAPITALISMO EM MARX
QUESTÕES FUNDAMENTAIS DE ”O CAPITAL”
O CAPITAL, DE MARX
Obra mais importante de Karl Marx, Prefácio ao Volume I, "revelar a lei econômica do movimento da sociedade moderna". Pensadores econômicos anteriores haviam captado um ou outro aspecto do funcionamento do capitalismo. Marx procurou entendê-lo como um todo.
Coerente com o método de análise e concepção de história, Marx analisou o capitalismo não como o fim da história, como a forma de sociedade correspondente à natureza humana, mas como um modo de produção historicamente transitório cujas contradições internas o levariam à queda.
O livro (correto seria tratar como um conjunto de 4 livros) reflete a busca do filósofo e economista Marx em buscar na história, economia, sociologia e antropologia argumentos que visem explicar a nova sociedade e o novo modo de produção nascidos depois da superação do modo de produção feudal e do Antigo Regime (a sociedade burguesa e o modo de produção capitalista).
Marx elabora um conjunto complexo de teorias e conceitos e inferindo a lei econômica do movimento da sociedade moderna,
Analisa os princípios de funcionamento, as contradições internas e as múltiplas maneiras de exploração do modo de produção capitalista.
Descreve o capitalismo através das suas três relações fundamentais: relação de troca, relação salarial, e relação produtiva; esta última relação básica e essência organizativa do capitalismo.
O Capitalismo é, portanto, um modo de produção. Outros autores vão utilizar o conceito de sistema capitalista (Marx utiliza o conceito de modo de produção), que associa forças produtivas, conjunto de fatores da produção, a relações produtivas, relações sociais desempenhadas pelos indivíduos e pelos grupos no processo de produção e seus meios de controle.
Trata-se, para Marx, de uma organização social baseada no sistema de