Mais um dia, menos um dia...
Há muito tempo escutei numa novela a expressão “Mais um dia, menos um dia...” Desde então esta frase me fez entender melhor o fator tempo em nossas vidas, é lógico, viver mais um dia é somar mais um dia à vida, mas também é diminuir um dia da vida... é uma verdade crua, pois nos damos conta que a vida acaba e que esta contagem um dia cessa. O tempo é implacável.
Mas, nem sempre estamos tão preocupados com o tempo de vida e da vida, muitas vezes passivamente deixamos os dias passarem, alheios a sua importância, esperando por um amanhã mais propício e mais favorável a nossa vontade. Porém, é muito arriscado viver constantemente adiando para o amanhã, postergando decisões, sem culpa, ao contrário, sempre temos boas desculpas para não ter feito algo. Esse misto de preguiça e desdém é uma dobradinha perigosa que pode inibir totalmente qualidades como iniciativa e motivação.
Por isso, de vez ou outra, precisamos de um bom chacoalhão para voltar nossa atenção no hoje, e vive-lo efetivamente. Assim entendemos que o tempo não é o vilão de nossas vidas, pelo contrário, é o bem mais precioso que temos. Não deixamos para abrir o presente no outro dia, abrimos na hora que ganhamos, então não deixe para abrir amanhã o presente de vida que Deus te dá hoje, desembrulhe agora e o use com alegria.
É preciso determinação para construir o hoje, muitas vezes é uma luta ferrenha vencer a atitude do “deixar pra amanhã”. Mesmo assim tente. Comece com uma análise de sua vida, sua história, suas conquistas, seus sonhos, tendo esta consciência fica mais fácil de planejar o hoje. E, um bom planejamento é parte do processo de mudança, sem ele há muitos ou nenhum caminho para começar. Então realize um plano simples:
Faça uma relação do que é importante na sua vida (família, trabalho, estudo, etc.);
A partir de sua lista de prioridades identifique seu sonho para cada uma delas;
Transforme seu sonho em objetivo real. Um exemplo: ter uma casa. Que tamanho? Onde