Ferramentas 5s
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo sobre as tendências de crescimento e utilização dos novos conceitos de administração, enfatizando o desenvolvimento de projetos de Consultoria Organizacional nas empresas buscando inovação e produtividade atendendo às crescentes exigências de qualidade demandadas pelo mercado. A consultoria organizacional vem sendo fundamental para o crescimento do país, ao proporcionar às organizações melhor desempenho e competitividade gerando resultados satisfatórios entre “empresa e mercado”. Os trabalhos desenvolvidos pelo consultor de organização devem ser realizados visando a introdução de inovações que objetivem auferir um melhor desempenho do cliente, transferindo-lhe todos os conhecimentos necessários à perfeita continuidade do funcionamento dos serviços implantados. O estudo mostra que um trabalho de Consultoria Organizacional pode agir numa empresa não somente de forma corretiva como também de forma preventiva. Sendo a última a forma mais viável de se diagnosticar e solucionar eventuais gargalos, oferecendo um menor risco e maior segurança para a organização.
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. No Brasil, alguns “S” foram traduzidos usando palavras variadas. Com isso, o 5S gerou resultados diferentes de um para outro local. A tradução que adotamos é uma das mais praticadas, graças ao trabalho feito pela Fundação Christiano Ottoni (FCO), em empresas e