ferramenta 5s
O nome 5S vem de cinco palavras japonesas iniciadas com a letra “S” tomando como alternativa em português a utilização do termo “Senso”, são eles: Senso de Utilização ou Descarte; Senso de Arrumação; Senso de Limpeza; Senso de Saúde ou de Higiene; Senso de Autodisciplina
1-Senso de Utilização (Seiri): consiste em distinguir itens necessários e desnecessários com base no grau de necessidade, que determina onde o item deverá ser guardado ou descartado. Itens utilizados com distância maior que seis meses são considerados de uso raro e podem ser descartados. Já os utilizados entre dois e seis meses são tidos como ocasionais e a probabilidade de descarte são altos. Enquanto os utilizados freqüentemente podem ser divididos em uso horário até diário ou semanal e são indispensáveis.
2-Senso de Arrumação (Seiton): consiste em definir a forma e identificação da armazenagem bem como a quantidade e a distância do ponto de uso. Fatores como freqüência de uso, tamanho, peso e custo do item influenciam nessa definição. Segundo Habuet al(1992), o senso de arrumação é fazer com que as coisas necessárias sejam utilizadas com rapidez e segurança, a qualquer momento.Significa estabelecer um padrão ou arranjo das partes seguindo algum princípio ou método racional. Popularmente seria “cada coisa no seu devido lugar”.
3-Senso de Limpeza (Seiso): significa muito mais do que melhorar o aspecto visual de um equipamento ou ambiente. Significa preservar as funções do equipamento e eliminar riscos de acidente ou de perda da qualidade. Eliminação das fontes de contaminação, a utilização de cores claras, harmoniosas e o revezamento nas tarefas de limpeza, contribuem para a motivação e manutenção deste senso. Segundo Osada etal (1998), a sistematização da limpeza pode se dividir em três partes: 1. Nível macro, que é a limpeza de todas as áreas; 2. Nível Individual, que seria a limpeza de áreas específicas;e 3. Nível Micro, limpar as partes dos equipamentos específicos.