Mais Conhecimentos
Docente: Willian Kennedy do Amaral
Discentes: Lucas Evangelista e Raphael Megias
Série: 1º ano C
O filme the wall retrata a realidade de uma criança que perde o pai muito cedo por causa da guerra, esse fato faz com que essa criança cresça de maneira que tenha o seu psicológico afetado e isso lhe causa uma profunda depressão e revolta interior.
A questão é: como seria a interpretação desse filme segundo a teoria de Michel Foucault?
Segundo Foucault todos exercem poder, seja sobre alguém ou sobre algo, mas, exercemos. No filme observa-se o tempo essa questão de exercer poder o professor é um dos principais representantes desse exemplo, pois, ele tem um conhecimento a mais que os alunos e acha que pode fazer o que quiser com eles. A questão do biopoder está relacionada a este fato já que os professores que obtém do conhecimento ensinam os alunos para que eles usem esse saber como força de trabalho, ou seja, os professores passam seu conhecimento para os alunos para que eles transformem esse conhecimento em força de trabalho e não continuem repassando esse conhecimento.
O filme critica muito esse pensar, que todos tem poder sobre algo, pois ele mostra que depois de passar por um processo de transformação, algumas pessoas se deixam levar por Pink que se transforma em um verdadeiro Hitler.
Isso tudo acontece porque a sociedade como um todo não ajudou o individuo quando ele precisou, mas, depois quis julgar seus atos como certos ou errados. A sociedade fez com que o individuo seguisse o objetivo, que era continuar com um padrão de pessoas e que isso não se desencaixe que é o que acontece com Pink, ele por estar em um processo de depressão se revolta contra tudo porque tem algumas lembranças de sua infância que é quando o seu pai vai para a guerra e o deixa com sua mãe que parece não se se importar muito com ele isso afeta sua mente alterando sua forma de ver o mundo, já que ninguém se