MAIORIDADE PENAL
A presente monografia objetiva discutir a redução da maioridade penal, buscando fazer uma análise do Estatuto da Criança e do Adolescente, em face do problema atual do aumento das infrações praticadas pelos menores, suas consequências, os projetos de emenda à constituição dentre outras medidas para sanar a violência dentro do Brasil, mostrando como o ser humano pode ser tão cruel independente de sua idade, crimes como homicídio, estupro, tráfico de drogas, já estão virando rotina na vida do cidadão brasileiro.
Vivemos num mundo de ambivalência, em que grandes avanços no mundo tecnológico e cientifico têm surgido para benefício da humanidade. Em contraposição há uma diversidade de problemas em consequência do progresso, que também trouxe uma desigualdade na distribuição de renda na sociedade brasileira, que gera fome, miséria e exclusão e consequentemente a violência.
Portanto, não é pra menos que haja tanta violência em nosso país, e uma grande parte desta vem sendo praticada por jovens, que cada vez mais cedo entram neste mundo da criminalidade, sem qualquer responsabilidade, uma vez que a prática de crimes por menores o máximo que se tem são medidas sócio- educativas e duram por um pequeno período, não cumprindo com o objetivo de socialização, muito menos pune com eficiência.
Não é pra menos que haja tanta violência em nosso país, e uma grande parte desta vem sendo praticada por jovens, cada vez mais cedo estes vem praticando crimes de qualquer gravidade, entram no mundo do crime por influência de criminosos mais velhos, uma vez que a prática de crimes por menores o máximo que se tem são medidas sócio-educativas e duram por um pequeno período, não cumprindo com o objetivo de socialização, muito menos pune com eficiência.
Não há falar-se, portanto, de ingenuidade e inocência anverso aos acontecimentos da vida cotidiana atual e dada a abundância de informações iludida pelos jovens de hoje na mídia e mesmo nos bancos escolares, seria sem cabimento