filolo
Trata-se de um suporte físicoquímico mais simplista, empregado para nível didático no esclarescimento dos aspectos vitais que norteiam o metabolismo dos animais (Reino Animália) e vegetais (Reino Metáphita), com extensão aos demais seres (Reinos: Monera, Fungi, Protista e também aos vírus).
De forma geral, a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutriçao, circulação, respiração, excreção, ao sistemas de integração aos movimentos corporais, suporte e movimentos corporais, controle imunitário e reprodução, ao logo da história evolutiva.
Atualmente, importantes pesquisas envolvendo a fisiologia ganham considerável destaque, principalmente nos setores realacionados à biomecânica, bioquímica e farmacologia.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola 4 aumentar face a descidas de temperatura, funcionando como um 'tampão de fluidez'. Contribui para o graude permeabilidade da bicamada fosfolipídica dos :fluídos corporais. Enquanto que a bicamada lipídicadetermina a estrutura básica das membranas biológicas, as proteínas são responsáveis pela maioria dasfunções da membrana celular. As proteínas membranares dividem-se, com base na força de interacçãocom os fosfolípidos, em intrínsecas e extrínsecas. As proteínas extrínsecas ou periféricas ligam-se àssuperfícies interna ou externa por forças electrostáticas e podem ser removidas por procedimentosquímicos fracos (ex.: alterações na composição iónica do meio). As proteínas intrínsecas ou integraisinteractuam com os lípidos membranares por ligações hidrófobas e só detergentes potentes ou