Magé
1º distrito – Magé: Barão de Iriri, Barbuda, Baira-rio, BNH, Caixa d’água, Canal, Magé, Citrolândia, Flexeira, Iriri, Lagoa.
2º distrito – Santo Aleixo: Andorinhas, Jardim Esmeralda, Morro do Britador, Morro das Cabritas, Morro do Cavado, Morro do Chalé, Morro da Escola, Morro Magalhães, Morro do Pau a Pique, Morro do Saco, Morro do Sertão, Municipal, Poço Escuro, Santanna, Santo Aleixo.
3º distrito – Rio do Ouro: Conceição, Rio do Ouro, Sant'Anna.
4º distrito – Suruí: Partido, Prainha, Santa Dalila, Suruí.
5º distrito – Guia de Pacobaíba: Cantinho da Vovó, Guia de Pacobaíba, Imperador, Ipiranga, Leque Azul, Mauá.
6º distrito – Vila Inhomirim: Bongaba, Fazenda, Fragoso, Ilha, Inhomirim, Jardim Nazareno, Jardim Novo Horizonte, Limeira, Maurimárcia, Paraíba, Parque dos Artistas, Parque Caçula, Parque Estrela, Parque Paraíso, Parque Paranhos, Parque Santana, Pau Grande, Piabetá, Sayonara, São Sebastião, Vila Carvalho, Vila Inhomirim, Vila Recreio.
Municípios que fazem limite com Magé:
Limita-se ao norte com Petrópolis, ao oeste com Duque de Caxias, ao leste com o município de Guapimirim e ao sul com a Baía de Guanabara.
Clima:
O clima em Magé é tropical em quase todo o município, exceto em áreas próximas na Serra dos Órgãos, como Meio da Serra (um bairro bi-municipal, que também, faz parte de Petrópolis) onde o clima predominante é o Tropical de Altitude.
Principais rios:
Rio Roncador, Rio Inhomirim, Rio Suruí, Rio Magé-mirim, Rio Saracuruna.
Como, quando foi fundada e quem foi o fundador:
Em 1555, os franceses começam a invadir o Rio de Janeiro. Buscando fixar-se e formar uma colônia, os invasores procuraram ganhar apoio dos nativos. (...).
Porém, em 1558, chegou Mem de Sá, terceiro governador-geral, que, substituindo Duarte da Costa, buscou restabelecer o completo domínio luso na colônia. O novo governador organizou missões em aldeias indígenas dirigidas por missionários jesuítas (...). Graças à atuação dos jesuítas José de Anchieta e Manoel da