Avifauna magé - diário de campo
O município de Magé ocupa uma área de 360,6 km². Limita-se ao norte com Petrópolis, ao oeste com Duque de Caxias, ao leste com o município de Guapimirim e ao sul com a Baía de Guanabara.
Destaques: Tucanuçu, um emocionante registro que fiz de três indivíduos em Suruí, martinho-pescador-verde, gavião-caramujeiro, acauã, beija-flor-roxo e Apuim-de-cauda-amarela.
Oportunidades fotográficas: boas e às vezes muito boas. Principalmente nos manguezais que podem ser avistadas a sanã-parda e a sanã-carijó, na Reserva Floresta do Pico em Santo aleixo,e em Raiz da Serra.
Onde fotografamos: Suruí,Barão de Iriri,Raiz da Serra, Santo-Aleixo, Mauá, Cachoeira Grande.Reserva Floresta do Pico.
Onde se hospedar: Reserva Floresta do Pico, possui otimas trilhas internas, local com muita paz e tranquilidade e fica ao lado do Paque Nacional da Serra dos Orgãos. http://www.florestadopico.com.br
Como chegar: Pegue a linha vermelha, saia na rodovia Washington Luiz, passe por Caxias, fique atento a entrada de Magé, estrada Rio-Magé.
Guia: Não há um guia ornitológico especializado na região, mas se combinarmos com antecedência, posso passar mais informações ou até acompanhar a pessoa interessada em passarinhar em Magé e tambem acompanhar nas Trilhas da Reserva Floresta do Pico, onde estamos iniciando a observaçao de aves junto com os Irmãos Daniel e Gabriel Mello que estão me ajudando nos registros das espécies do local.
Clima: O clima em Magé é tropical em quase todo o município, exceto em áreas próximas na Serra dos Órgãos, como Raíz da Serra e Meio da Serra (um bairro bi-municipal, que também, faz parte de Petrópolis) onde o clima predominante é o Tropical de Altitude.
A média de temperaturas mínimas é de 22°C. Em