Redes
Resumo
A TI-Verde tem como intuído prover a utilização dos recursos computacionais de forma consciente, proporcionando a preservação ambiental e a redução de gastos na infraestrutura de TI. Este trabalho tem o objetivo de apresentar as motivações que nortearam este tema, indicar tecnologias, ideais e comportamentos que possibilitam economia no consumo de energia tanto nas organizações quanto nas residências e também, mostrar regulamentações existentes e as iniciativas das grandes organizações.
Introdução
O crescimento de mercado de complementos informáticos provoca um verdadeiro impacto ao meio ambiente. O que vem ao caso é que o lixo tecnológico jamais poderá ser descartado em lixões e aterros de qualidade técnica duvidosa. As empresas de TI buscam a sustentabilidade na fabricação de seus equipamentos [1].
A informática moderna vive produzindo novidade tecnológica que motivam as pessoas a darem seus antigos aparelhos como desatualizados. Atualmente, algumas iniciativas têm tentando conscientizar a população e criar legislações que regulamentes a produção, transporte e tratamento desse lixo. Práticas sustentáveis são aquelas que garantem que os recursos são utilizados na mesma taxa em que é possível recuperá-los, naturalmente ou através de ações específicas [2].
A preocupação com o meio ambiente não pode passar ao largo das compras tecnológicas. Uma boa pesquisa e senso de responsabilidade trazem benefícios econômicos e produtivos também. A TI Verde não é sobre gastos desnecessários e dores de cabeças, mas sobre compras inteligentes e soluções eficientes, onde ganha a empresa, o funcionário, e todas as outras pessoas no planeta [3].
TI VERDE
Para Antonio Phelipe [4], CTO da Ativas, a TI Verde pode ser definida como um conjunto de práticas capazes de garantir que a atividade de uma empresa gere menor impacto ambiental. Com isso, é possível fazer com que a organização