Psicologia e teorias
TROPISMOS
1. A capacidade de movimentação das plantas superiores é pequena, restringindo-se a órgãos individuais.
2. Os vegetais podem orientar seus órgãos no espaço, estimulados por agentes do meio externo, graças a atividades de crescimento ou mudanças localizadas de turgescência.
3. A direção do crescimento em extensão dos caules e raízes é determinada por vários fatores do meio ambiente, especialmente luz e gravidade.
4. Desta maneira, a orientação dos órgãos é uma resposta direcional à fonte do estímulo, seja ele gravitacional ou luminoso.
5. Os movimentos que ocorrem nas plantas em resposta a estímulos externos direcionais são chamados de tropismo e como sempre envolvem crescimento são exemplos de movimentos de crescimento.
6. Esses movimentos são causados por crescimento desigual em lados opostos de um órgão em extensão, fazendo com que o órgão se curve para determinada região.
7. Se o movimento for dirigido para a fonte de estímulo, a reação é dita ortotrópica positiva; se ao contrário é ortotrópica negativa. Se o órgão se orienta em ângulo ao estímulo há uma resposta plagiotrópica; se o ângulo for reto, a resposta recebe a denominação de diatrópica. Um espetacular exemplo de diatropismo foi constatado pelo autor deste artigo no município de Luís Corrêa (PI), onde um cacto à altura de 1,5m do solo apresentou um ângulo reto no desenvolvimento do caule. Trata-se de uma região praiana, onde as plantas ficam sob constante ação do vento, o que pode ter causado o citado tropismo.
8. Os movimentos por crescimento têm sido objeto de muitos estudos e muitos indícios sugerem o envolvimento das auxinas, bem como de outros hormônios de crescimento em tais respostas.
9. Os movimentos por crescimento estimulados pela luz, fototropismo, gravidade e geotropismo são os mais intensivamente estudados. Também existem outros tipos de tropismo,