Redes
Henderson Antunes Barbosa
Hyanne Patricia B. Rodrigues
Guaratinguetá – SP
2012
Introdução
As redes de computadores surgiram da necessidade da troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente longe do usuário.
Com o avanço da informática, é comum que uma empresa possua uma ou várias filiais com suas próprias redes de computadores. Entretanto, na maior parte dos casos, estas não possuem qualquer ligação uma com as outras, principalmente pelo fator financeiro e, em alguns casos, devido a grande distância existente entre elas. Apesar disso, a troca de informações sigilosas entre elas é essencial e, consequentemente, diversos métodos são desenvolvidos com o intuito de interligar tais redes de forma segura.
Conceitos de Segurança
Cada vez mais as empresas possuem informações sigilosas disponíveis em seus computadores, fazendo com que certos cuidados sejam necessários, a fim de protegê-las, como limitar o acesso físico e lógico aos computadores, através de mecanismos de segurança.
Essa preocupação torna-se ainda maior com a popularização da Internet nas empresas, onde o risco das informações serem acessadas ou alteradas é grande, pois qualquer pessoa conectada à Internet pode vir a tomar posse destas informações, caso elas não estejam bem protegidas.
As principais funções de segurança são: * Autenticidade – Verifica se a pessoa com quem está se trocando informações sigilosas é realmente quem deveria ser; * Confidencialidade – Limita o acesso a informações, geralmente através do uso de criptografia; * Integridade – Assegura que os dados não serão alterados durante uma transmissão; * Controle de acesso – Limita o acesso e a utilização de recursos apenas a pessoas autorizadas; * Disponibilidade – Mantém os recursos disponíveis, mesmo em caso de ataques; * Não-repúdio – Impede que uma entidade (computador, pessoa, etc.) envolvida em uma transação negue a sua