Magneti marelli
A Magnet Marelli, é um grupo italiano, nascido em 1919 na cidade de Turim e sempre teve suas atividades ligada a tecnologia de ponta.
Quando fundada em 1919 realizava a produção de magnetos utilizados nos motores de partida de automóveis e aviões. Em 1922 da inicio a produção de equipamentos elétricos e sete anos depois já fabricava baterias, conectores e demais componentes do sistema elétrico voltado para veículos automotores.
A Marelli sempre ligada as oportunidades do mercado mundial, em 1930, com a cultura de inovação continua e em busca de novos mercados, passa a fornecer para o setor naval bélico, com a fabricação de baterias para submarinos. A empresa não para por aí, continua sua busca incansável por novos mercados e passa a fornecer baterias para trens de ferro e automóveis, abrindo mais segmentos no mercado.
Em 1941, a Fimm, Empresa pertencente ao Grupo Magneti Marelli , iniciou um acordo com a alemã Robert Boch para a criação de um joit-venture chamada Mabo em 1946 e passaram a fornecer para industria aeronáutica italiana.
O ritmo dos negócios foram interrompidos pela segunda guerra mundial, fato este que arrasou com as instalações da empresa. Logo após o conflito as atividades foram retomadas e passaram a produzir também componentes elétricos para televisores que abasteciam toda a Europa.
Em 1967 o grupo Fiat passa a ser acionista na companhia, devido a crise da década. Dois anos depois a empresa passa a fornecer sistemas automotivos elétricos para carros de corrida.
Em 1972, a empresa se expande para novas fronteiras, se instalando na Espanha, Argentina e no Brasil. A partir deste momento a empresa abre mais espaço para pesquisa e desenvolvimento com o intuito de se firmar perante o mercado mundial, estudando alternativas tecnológicas e propor soluções para a demanda s demandas da industria automobilística mundial.
Em 1986, a empresa evolui para holding internacional, participando de