Camada de transporte tcp/ip
Módulo 11 Camada de Transporte TCP/IP Camada de Aplicação
Camada de Transporte TCP/IP
2
Introdução à Camada de Transporte
As responsabilidades principais da camada de transporte são o transporte e regular do fluxo de informação da origem até ao destino de uma forma fiável e precisa. O controlo extremo-a-extremo e a fiabilidade são proporcionados por janelas deslizantes, números de sequência e confirmações.
3
Introdução à Camada de Transporte
Funções do nível de Transporte. Garantir que os segmentos são entregues são confirmados. Retransmitir os segmentos que não foram confirmados. Colocar os segmentos na sequência correcta no destino. Fornecer mecanismos de prevenção e controlo de congestão. O TCP/IP é uma combinação de dois protocolos: O IP opera na camada 3 e é um protocolo sem ligação que oferece um serviço de entrega de melhor esforço. O TCP opera na camada 4 e é um serviço orientada à ligação que oferece controlo de fluxo e fiabilidade. 4
Controlo de fluxo
À medida que a camada de transporte envia segmentos procura garantir que estes não sejam perdidos. Um receptor lento pode levar à perda de segmentos. Se a memória disponível para guardar segmentos no receptor se esgotar, o receptor é forçado a descartá-los. O controlo de fluxo evita que um emissor rápido sobrecarregue os buffers de um receptor lento. O TCP fornece mecanismos para controlo de fluxo. Os dois hosts estabelecem uma taxa de transferência de dados satisfatória para ambos.
5
Estabelecimento, manutenção e finalização de sessões
Multiplexagem Várias aplicações podem enviar segmentos A camada de Transporte vai utilizar a política primeiro a chegar, primeiro a ser servido. Os segmentos que cheguem primeiro serão os primeiros a serem processados. Estes segmentos podem ser encaminhados para o mesmo ou diferentes destinos. Várias aplicações podem partilhar a mesma ligação de transporte. Este processo é conhecido como multiplexagem.