GESTÃO AMBIENTAL MAGNETI MARELLI
Curso de Administração
7ᵒ período
Professora: Rachel HermetoJhHH
Lavras
Junho/2013
1 INTRODUÇÃO
A tecnologia chega cada vez mais depressa às fabricas como recursos para aumentar os níveis de produção. Porém, para que continuem fabricando é preciso que as pessoas continuem comprando. A publicidade ganha espaço a partir do momento em que as pessoas se sentem convencidas de que precisam comprar um produto pela propaganda sem necessidade real de precisá-lo.
Para tanta fabricação e consumismo são necessários diversos recursos naturais. Estes recursos são usados tanto na composição do produto quanto na geração de energia necessária a produção industrial. Dessa forma, toda essa utilização de recursos para fabricação desenfreada e o consumo de produtos em excesso gera uma preocupação ambiental, pois estão causando impactos irreversíveis, destruindo o meio ambiente, matando pessoas e principalmente esgotando os recursos para gerações futuras. Daí a importância do governo, sociedade e organizações se mobilizarem no sentido de criarem ações que amenizem os impactos e promovam a sustentabilidade.
O objetivo desse estudo é compreender e analisar como as empresas têm lidado com a questão ambiental. Para tanto foi feita uma pesquisa tendo como agente de estudo a empresa Magnetti Marelli.
2 GESTÃO AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES O tema “gestão ambiental” é extremamente relevante no contexto empresarial atual, principalmente porque se percebe uma conscientização popular no sentido de preservação do meio ambiente. Clientes, consumidores ou até mesmo os fornecedores tem assumido uma postura no sentido de cobrar das empresas com as quais se relacionam ações e políticas voltadas para a preservação do meio ambiente, bem como para um desenvolvimento sustentável. Essa nova e crescente cultura vem tomando forma e espaço, o que reforça o fato da gestão ambiental ser um fator importante para o