Magmas Basálticos
O magma basáltico tem composição sílicatica baixa entre 45% a 52% e alta viscosidade, por isso é muito fluido, o seu entendimento foi possível graças a estudos de lavas basálticas principalmente na ilha do Havaí e nas dorsais meso-oceânicas. A variedade de rochas envolvidas na sua consolidação gera grande interesse a geólogos e a sociedade acadêmica.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Magmas
O magma é um material de origem profunda formado por uma mistura complexa de silicatos em fusão, entre 800 a 1500 °C, com uma porcentagem variável de gases dissolvidos, podendo conter ainda cristais em suspensão. Em regra, os magmas se originam nos limites convergentes e divergentes (Figura 1) das placas litosféricas, em certas condições de pressão e temperatura, quando ocorre a fusão das rochas da crosta e do manto superior originando o magma (COLTURATO, 2009).
Figura 1 - Exemplo de limites de placas convergentes e divergentes. Fonte: Engenharia Agrícola Ambiental (UFMT).
Ainda se segundo Szabó et al. (2009) de maneira resumida magma é rocha derretida e quando se chega a superfície se chama lava.
2.1.1. Principais tipos de Magmas
Os mais conhecidos tipos de magmas são basálticos, andesíticos e ríoliticos. O magma abordado neste trabalho será o basáltico, conforme figura 2.
Figura 2 - Exemplo de magma basáltica em forma de lava. Fonte: Engenharia Agrícola Ambiental (UFMT).
2.1.2. Magmas basálticos e suas composições
Magmas têm, majoritariamente, composição silicática, em consonância com a composição predominante da crosta e do manto terrestre, Porém magmas sulfetados e carbonáticos, ainda que raros também ocorrem. Em outros planetas e seus satélites, também podem existir magmas de composições muito diversas.
Segundo Szabó et al. (2009) o magma basáltico apresenta teor de sílica entre 45% e 52% (Figura 3) e é considerado uma básico. Sua temperatura é da ordem de 1000 a 1200ºC e apresenta baixo teor de voláteis , em torno de