Dons E.S
Os Dons do ESPÍRITO SANTO
“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo ESPÍRITO de
DEUS diz: JESUS é anátema, e ninguém pode dizer que JESUS é o SENHOR, senão pelo ESPÍRITO SANTO. Ora, há diversidade de dons, mas o ESPÍRITO é o mesmo. E há diversidade nos serviços, mas o SENHOR é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas é o mesmo DEUS que opera tudo em todos. Mas a manifestação do
ESPÍRITO é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo ESPÍRITO é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, a palavra do conhecimento; E a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, a fé; e a outro, pelo mesmo
ESPÍRITO, os dons de curar; E a outro a operação de milagres; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernimento de espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo ESPÍRITO opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (1 Coríntios 12:111)
Na aula 1 vimos que no Antigo Testamento o ESPÍRITO SANTO agia somente através de pouquíssimas pessoas, as quais DEUS escolhia para fins específicos. A partir do Pentecostes (Atos 2; profecia de Joel 2), DEUS derramou seu ESPÍRITO sobre toda a carne, isso significa, então, que todos têm acesso ao ESPÍRITO SANTO.
Compreender os dons espirituais leva-nos a entender a organização espiritual da igreja, o propósito e a função de cada membro, uma vez que o plano de DEUS é que a igreja funcione como um organismo vivo, em que CRISTO é a cabeça e cada membro é parte do corpo, funcionando com seus dons espirituais.
A bíblia menciona nos textos de Efésios 4, 1 Coríntios 12 e Romanos 12, vinte dons espirituais concedidos por DEUS:
Apóstolos
Profecia
Evangelismo
Pastor
Mestre
Sabedoria
Conhecimento
Fé
Cura
Milagre
Discernimento de